Translate

domingo, 4 de agosto de 2013

Espetáculo do olhar




 
Imagem:http://pdphoto.org/
Decidimos partir à tarde, não muito cedo, nem próximo ao crepúsculo, pois ainda tínhamos mais planos para o fim do dia. 

Não pude me conter ao pensar que nosso destino era a colônia das múltiplas linguagens que teríamos que usar para transpassar os limites do olhar – íamos para o zoológico! Quis ver o passeio – ou aventura – pelo meu reino fantástico da psicologia espiritual, que tenho tentado me aperfeiçoar a cada dia, como a experiência do contato – essa incrível capacidade que faz os mais sensíveis e impressionáveis seres pagarem um preço elevado pelo que acreditam no ambiente do espetáculo.

Sempre soube que no zoológico ficam expostos para visitação – como nas vitrines de lojas, desde as mais modestas até as de grifes luxuosas, animais de espécies, gêneros, famílias e todas as nomenclaturas científicas que os organizam numa classificação harmônica que define o reino ao qual pertencem.

A enigmática diferença de tudo para mim está no ato de ver, se toco o ser ou o que está impregnado dele, já faço parte do que sinto, mesmo que de espectadora da sua continuidade ainda não revelada – é que não se pode saber do próximo passo, qual o sentido de rumo que ele tomará, nem nas próximas horas.

Fui tomada, à entrada, em que se estendia um grande e explicativo mapa-roteiro para encontrar os grupos de animais que podiam despertar o interesse do visitante – naquele momento, o nosso – então já digo que me senti instigada por todos, pois imaginar formas de vida e comunicação é o que me tem feito escrever ou pensar como se escreveria isto ou aquilo.

Na primeira rota que escolhemos, para ver os animais de grande porte, ainda não sabia o que sentir – não era apenas curiosidade, era quase o medo de sair sufocada por uma falta de liberdade. Os animais estavam presos, exibidos, expostos a qualquer olhar que não se pode mensurar o nível de bondade ou crueza – estavam longe do seu habitat natural, presos em jaulas, inescapáveis.

O espetáculo é o que atrai, o diferente mobiliza e até bestializa o ser humano – vi muitas pessoas tentando imitar caras, bocas e até uivos que pudessem chamar a atenção dos animais, que pareciam estar numa crise de mau humor. 

Andamos bastante, de grupo em grupo, vez por outra uma olhada no trajeto – primeiro aqui, depois o outro -, e assim passamos a maior parte da tarde. Nada parecia mais novidade – a graça havia no charme sem pretensão dos animais -, era tudo quase como um grande circo que tinha seus números em horário marcado para apresentação – acho que fiquei farta de ver belezas na sociedade do espetáculo para satisfazerem os olhares que pagavam caro por algumas horas de atrações. 

Desejaria mesmo saber que todos aqueles animais estariam logo em seus espaços e linguagens originais, pois eles vinham de várias partes dos continentes e parecia que ali, estavam somente à espera da liberdade – queriam saber que eram livres em suas naturezas. 

Foi o que pude sentir, sem toques, apenas com o olhar que me fazia entender o universo incomprimível do outro, pois a grandeza se mostra mais no que não está aparente, mas no que se oculta na carne. Não sabia se sofria, se olhava com a alma embotada e sufocada, ou se o que via era um misto de redenção e do que sempre desejei sentir diante do traço disforme que passa por mim, separado apenas pelo meio-fio, que parece falar o que eu não gostaria de escutar. Mas já se falou, sentiu, e não se pode voltar atrás.

                                         ***


Nenhum comentário:

Postar um comentário