Translate

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Eloquente natureza



Faço parte do tipo humano inquieto, obsessivo. Ao me deparar com situações inusitadas como um felino a encarar-me ou um solitário cachorro exprimindo suas angústias ao cambalear cabisbaixo, atiro-me às interrogações mais esdrúxulas que possam parecer, só para encontrar a natureza primeira do mundo que me ocorre nestas horas ininterruptas, não tão estranhas ao mundo em que se esconde minhas noites. 


Digo, mas não intervenho na força substancial desse mundo de histórias mal contadas, inventadas, tecidas de mentiras e composições doentias, que nem o mais esquizofrênico dos seres, em suas crises sublimes, desdobradas em coloridas epifanias, atreveria-se em compô-las; estas estranhas, esquisitices, absurdamente humanas, envergonha a criação do mais supremo dos deuses, esteja no céu, terra, água ou ar - elementos tão evocados nos segredos das ciências do espírito e da criação misteriosa do mundo.


Eloquentes, deveras, assim ser a natureza do homem! Não importa se o mais ignóbil ou sábio dos seres, mas polido em suas ações, por natureza, humana; o que nas entranhas de cada um reside sem rastros de embriaguez do falso absinto, tomado à luz da consciência estupefata pelo prazer infinito que é viver.


Farto-me, de impaciências, medos, sonhos, vida e, acima de qualquer sentimento maior, de uma inquietação que mais parece a morte tramitante em minha carne, que não sei por onde chega, mas que traz suas histórias do mundo e da doença que corrói o coração dos homens, tão pequenino, mas gigante em sua natureza covarde, que julga não por si, pelo que há de mais nobre, mas pela causa que oprime, envergonha e combate a existência; outros, que ainda guardam o sabor ingênuo das manhãs nascentes, envergonham-se, complacentemente, desses seres tão mesquinhos, encurralados em seus mundos de marfim.

                                                                       

*  *  *

Um comentário: