Translate

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Interrogações além-do-homem

Van Gogh's room at Arles



         O que mais atiça a capacidade humana em suas expressões, ou seria, o que mais tira o sono insaciável do homem?



    Assim começa o texto com uma delicada interrogação complexa, mutável, ambígua, que depende de abstrações e do lado mais subjetivo que se pode explorar.



      Tal é o homem, como indivíduo, ser, essência, o além-do-homem, assim nos apresentou o filósofo Friedrich Nietzsche. Sua questão é com a profundidade e os conceitos de bem e verdade, que são perseguidos pelos homens a vida inteira. Essa busca é verdadeira ou apenas uma máscara que usamos o tempo todo para provar que em nós existe algum resquício de bondade ou pudor? Ou será a mera fantasia de descobrir o princípio de tudo - do universo, de onde viemos, para onde iremos-, dentre infinitas fronteiras que tentamos escapar ou burlar suas verdades estabelecidas.



Teorias e conceitos isentos de verdade não conformam, apenas prendem o homem aos seus diálogos de fantasias e os promovem em seus sonhos banais cotidianos como: quero comprar a casa dos sonhos;  minha roupa é melhor que a de "cicrano"; quero o celular do momento; conseguirei o lugar de "fulano" na empresa, e tantas outras aspirações desse tipo, professadas pelos humanos escavadores da verdade, o que, na realidade, é uma agrura entre o bem e o mal, o grande jogo que perpetua na humanidade. Esta, que, com sua evolutiva racionalidade permite que seus iguais sejam esmagados pelas suas armas em comum. Assim, são banidos da existência como seres que permitiram ações e estados como a violência, a fome, a soberba, a cobiça, o açoite e a fúria dos mais fracos. Mas não é só isso! Além disso, proclamaram os anacronismos como o amor, o carinho, a paixão, a generosidade, a humildade, e inúmeros sentimentos que inflam o ego humano de uma bondade supérflua.



        É possível transitar entre estas visões e interrogações além do homem, além de si, como indivíduo dotado de razão e instintos?



Por não encontrar respostas plausíveis diante de tantas certezas, conceitos e teorias estabelecidas como verdades continuo metamorfoseando todas as minhas formas de existir.



 



                                                          ***

Nenhum comentário:

Postar um comentário